Meios de transmissão

Numa rede de computadores, o meio de transmissão significa o canal ou meio pelo qual as máquinas comunicam (recebem e enviam informação). Chamado de cabling

Uns exemplos de meios de transmissão poderiam ser:

 

Um cabo telefónico, referido por dial-up ou banda estreita (muitas vezes feitos de cobre, é lento e só serve hoje em dia para comunicações telefónicas).

A velocidade de internet por um cabo telefónico  no mínimo seria de 0.1 kb/s e no máximo de 56,6 kb/s, o que é muito lento. Mesmo assim ainda se utiliza em áreas pouco desenvolvidas ou então como alternativa económica a tipos de internet com maior bitrate.

Este cabo telefónico era utilizado para se ligar a um modem de 56k e então estabelecer uma ligação á internet, um modem de 56k está representado na imagem abaixo. 

Numa tentativa de ligação á central do ISP, o modem de dial-up produzia um som que comunicava com a central, o som reproduzido seria parecido ao vídeo em baixo

Como é óbvio, esta tecnologia já não se utiliza hoje em dia, agora utiliza-se modems com pelo menos 54 mb/s de bitrate, a imagem em baixo mostra um router de 54 mb/s.

Estes routers costumam ter uma entrada telefónica, uma entrada lan para conectar a um serviço telivisivo, e pelo menos mais duas entradas lan para conectar a sistemas informáticos que possam aceitar esse tipo de cabo representado aqui em baixo, e utiliza-lo para conectar á internet. Não é obrigatório conectar-se á internet com estes cabos, também pode-se utilizar um router via rede sem fios.

Alguns routers, apesar de ás vezes não fazer muita diferença, utilizam fibra ótica, que é uma maneira muito mais rápida de transferir, um cabo de fibra ótica está representado aqui em baixo